segunda-feira, 11 de junho de 2018

ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO - OCDE

Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE)

Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) foi criada no dia 30 de setembro de 1961 para substituir a Organização Europeia para a Cooperação Econômica (OECE), formada em 1947 com o objetivo de administrar o Plano Marshall no processo de reconstrução dos países europeus envolvidos na Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945). A sede da OCDE está localizada na cidade de Paris, capital da França. 
O que é a OCDE? 
Essa organização é um fórum internacional que promove políticas públicas entre os países mais ricos do planeta, isto é, que apresentam os mais elevados Índices de Desenvolvimento Humano (IDH). Auxilia no desenvolvimento e expansão econômica das nações integrantes, proporcionando ações que possibilitem a estabilidade financeira e fortaleçam a economia global.
Como são tomadas as decisões na OCDE? 
As decisões na OCDE são estabelecidas por meio de um consenso no conselho interno da organização. Esse conselho é formado por um representante de cada um dos 35 países-membros, além de um representante da Comissão Europeia. As reuniões ocorrem uma vez por ano para estabelecer as prioridades a serem atingidas pela OCDE. A organização é financiada pelos seus próprios membros, e as contribuições variam de acordo com o potencial econômico de cada país. 
Objetivos da OCDE 
O foco de atuação da organização não se restringe apenas aos aspectos econômicos, havendo projetos na área social, ambiental, de educação e geração de emprego. Como principais objetivos, podemos citar:
→ Promover o desenvolvimento econômico;
→ Proporcionar novos postos de emprego;
→ Melhorar a qualidade de vida;
→ Contribuir para o crescimento do comércio mundial;
→ Proporcionar acesso à educação para todos;
→ Reduzir a desigualdade social;
→ Disponibilizar sistemas de saúde eficazes.
Países-membros 
Atualmente, os países-membros são: Irlanda, Estônia, Áustria, Austrália, Bélgica, Islândia, Polônia, Dinamarca, Alemanha, França, Finlândia, Coreia do Sul, Luxemburgo, Canadá, República Tcheca, Países Baixos, Estados Unidos, México, Noruega, Reino Unido, Chile, Portugal, Japão, Suécia, Suíça, Eslováquia, Eslovênia, Turquia, Espanha, Grécia, Nova Zelândia, Hungria, Israel, Itália e Letônia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

  PAIDEIA: DO CAOS À SIMPLIFICAÇÃO DO CONHECIMENTO A justificação veio dos principais gestores de alguns bancos da nossa praça, segundo ...