quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Habilidades e Competências


O mercado de trabalho mudou bastante nos últimos 20 anos. Novas tecnologias trouxeram recursos e também exigências, fazendo com que o profissional tenha que estar sempre em busca de capacitação, qualificação e atualização, para obter sucesso. Até aqueles que já estão em posição consolidada precisam o tempo todo aumentar seu conhecimento e aprimorar seu modo de atuação, para adequar-se às tendências e modelos que surgem ou se renovam a todo instante.
Isso não é tão difícil, pois nesse mundo digital é grande o volume de informações disponíveis, o que  favorece muito a ampliação, a diversificação, a especialização e o enriquecimento técnico e profissional. Veja, abaixo, 13 tendências de habilidades e competências profissionais cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho atual.

1. Trabalho em equipe

A geração que se fechava no seu posto de trabalho e fazia suas tarefas em silêncio e de forma individual chegou ao fim. Hoje, as empresas apostam em times multidisciplinares para desenvolver e executar projetos, trabalhando colaborativamente para alcançar os objetivos estratégicos.
Por esse motivo, os profissionais devem cultivar o espírito de equipe, compartilhando sua experiência e conhecimento, desenvolvendo empatia, cordialidade, solidariedade e sentimento cooperativista.

2. Gestão de Pessoas

Quem tem uma equipe não pode mais simplesmente agir como chefe. Atualmente, a gestão de pessoas leva em conta todos os aspectos da vida humana, tanto profissional quanto pessoal, diminuindo as barreiras e aumentando a interação entre o lar e o trabalho.
Cabe ao gestor ser flexível, pois essa atitude é positiva para  o empregado e para a empresa. Ao mesmo tempo em que ela proporciona equilíbrio, bem-estar pessoal e realização profissional, aumenta a motivação, dedicação e interesse em contribuir para que os resultados esperados pela organização sejam alcançados.

3. Administração de informações

Como vivemos a era da informação, somos bombardeados o tempo todo por notícias, dados, opiniões e mensagens. Cabe a nós separar e aproveitar o que pode ser útil em nosso dia a dia, ignorando o lixo eletrônico que circula pela internet.
Por conta disso, aproveitar positivamente as informações e colocá-las a serviço dos objetivos estratégicos é uma das competências profissionais cada vez mais valorizadas pelo mercado de trabalho.

4. Conhecimento de novas mídias

Não basta saber navegar na Internet. Você precisa estar atento a todas as novidades que ela nos apresenta diariamente. As novas mídias são muito exploradas pelas empresas, no intuito de aprimorar e agilizar processos, racionalizar custos e gerar negócios, e você não pode ficar fora delas. É bom conhecê-las e saber utilizá-las!

5. Habilidade com softwares

Praticamente todas as profissões, atualmente, dependem de um computador. Portanto, se você tem dificuldade para lidar com softwares, é melhor começar a procurar cursos de aperfeiçoamento. Essa já é uma habilidade básica para quem está no mercado ou quer entrar nele.

6. Multidisciplinaridade

É muito bom que você saiba tudo relativo à sua profissão, mas hoje em dia isso não é mais suficiente. Agora, além de sua especialização, você precisa ter conhecimento mais amplo e diversificado, tornando-se versátil para contribuir em várias áreas da empresa em que você trabalha.
Essa é a chamada “visão do todo”, que faz com que os profissionais tenham maior consciência dos objetivos estratégicos da organização.

7. Inteligência Social

Como você deve ter percebido até aqui, lidar com pessoas é um grande diferencial exigido pelo mercado atual e o resumo de tudo isso pode ser chamado de inteligência social.
É ela que faz com que você saiba identificar o perfil de cada um de seus colegas de trabalho, para trabalhar em projetos conjuntos, colaborando e evitando ruídos e conflitos prejudiciais ao bom desempenho.

8. Pensamento crítico

Não há mais espaço para o profissional que apenas executa o que os gestores mandam. É preciso mais. Você deve demonstrar uma postura crítica diante das ideias e projetos apresentados, contribuindo com a sua experiência e trazendo novos elementos que podem fazer a diferença.
Mas não confunda postura crítica com negatividade, não seja a pessoa que critica tudo o tempo todo. Se você, fundamentadamente, não concorda com algo, e julga que sua opinião pode ser importante para evitar falhas e equívocos, apresente adequadamente o seu ponto de vista, com argumentos e exemplos concretos.

9. Alinhamento com as tendências do mercado

Estando empregado ou não, manter-se atualizado é muito importante para cumprir exigências e conquistar oportunidades no mercado de trabalho, pois isso mostra que o colaborador está realmente por dentro de todas as particularidades daquele setor no qual realiza suas funções.
Por isso, o importante é nunca deixar de aprender. Leia notícias, blogs, revistas e artigos sobre a sua área de atuação e não deixe de confirmar sua presença em congressos e feiras de inovação que contemplam o seu setor. Esses tipos de eventos oferecem palestras, contatos, referências e diversos outros recursos que podem ser bastante benéficos para sua carreira.

10. Flexibilidade

A flexibilidade é uma das competências profissionais mais requisitadas para a permanência no novo mercado de trabalho, já que, quem não se adapta às novas tecnologias, novas relações de trabalho e novas maneiras de realizar suas tarefas, pode acabar desatualizado e ignorado pelas grandes empresas.
Essa característica também deve ser entendida como a capacidade de lidar com adversidades e quebra de tradições. Sendo assim, um profissional flexível consegue propor mudanças positivas e ser assertivo em qualquer tipo de contexto ou situação.

11. Domínio de outros idiomas

Há alguns anos o mercado de trabalho não valorizava tanto o inglês ou espanhol fluentes como um recurso importante, mas atualmente a economia está mais global do que nunca. Diversas empresas de visão têm o objetivo de expandir seu negócio para alcançar outros países  e a tendência é que suas operações no exterior sejam mais frequentes no futuro.
Por isso, conhecer uma segunda, terceira ou até quarta língua (como o mandarim, inglês, francês ou o espanhol), poderá destacar o seu perfil profissional e garantir a você mais oportunidades de crescimento.

12. Curiosidade

A curiosidade como interesse em conhecer todos os objetivos, metas, processos e rotinas da empresa, bem como outros aspectos relacionados à sua atividade-fim, posicionamento, resultados e público, é um atributo muito valorizado, pois mostra que o funcionário está sempre disposto a melhorar a qualidade de seu trabalho e aumentar sua contribuição profissional para o sucesso da empresa.
Além disso, quanto mais informado, mais você tem  condições de ampliar sua área de atuação, dialogar com outros setores da empresa, atender demandas e apresentar sugestões.

13. Criatividade

Engana-se quem pensa que a criatividade é um dom exclusivo de artistas, designers e escritores. Todo profissional pode desenvolver seu potencial criativo, dispondo-se sempre a analisar a questão por várias óticas, não se contentando com a solução mais fácil ou com a primeira que aparece, desestruturando analiticamente o que já é conhecido, procurando alternativas não convencionais de compreensão, estudo e solução. E desse modo contribuir para os processos de inovação.
Sem dúvida, a informação ajuda bastante na construção da criatividade, pois sabendo o que já existe é mais fácil descobrir o que, mesmo sendo muito necessário, ainda não existe. Por isso, na busca de tornar-se criativo,  informe-se sobre tudo, e não apenas sobre os assuntos ligados à sua função ou que sejam de seu interesse. Cultive a curiosidade e procure ver sentido até no que parece banal. Muitas vezes na simplicidade estão as mais eficazes e criativas soluções!
Conhecendo as habilidades e competências acima, certamente você terá mais condições de aproveitar os avanços tecnológicos, mercadológicos e técnicos e  aplicá-los a serviço de seu aprimoramento e desenvolvimento profissional, aumentando seu diferencial em um mercado de trabalho que é cada vez mais exigente.
Agora que já conversamos um pouco sobre esse assunto importante, saiba como as redes sociais podem ser uma ajuda importante para você impulsionar sua carreira e compartilhe essa informação com seus amigos.
Fonte: http://economiadiaadia.com.br/conheca-13-habilidades-e-competencias-profissionais-do-seculo-21-2/

Sem comentários:

Enviar um comentário

  PAIDEIA: DO CAOS À SIMPLIFICAÇÃO DO CONHECIMENTO A justificação veio dos principais gestores de alguns bancos da nossa praça, segundo ...