A Educação, enquanto factor impulsionador para mudança de comportamento
do indivíduo, e este enquanto agente de mudança social, é um processo de
aquisição de conhecimentos e aptidões contínuos, que impulsionam o surgimento de atitude correspondentes a visão do
desenvolvimento das faculdades físicas, intelectuais e morais do ser
humano nos seus aspectos intelectual, moral e físico e a sua capacidade
de socialização.
Diferentes correntes teóricas da pedagogia, traduzem a educação como um
conjunto de acções e influências exercidas voluntariamente na socialização dos
indivíduos. Tais acções pretendem alcançar um determinado propósito no
indivíduo para que ele desempenhe funções nos contextos sociais, económico,
cultural e político de uma sociedade.
NÓVOA, (2005), sugere que a
educação é essencialmente uma prática social presente em diferentes espaços e
momentos da produção da vida social. Nesse contexto, a educação escolar, objecto
de políticas públicas, cumpre destacado papel nos processos formativos por meio
dos diferentes níveis, ciclos e modalidades educativas. São diversas as
finalidades educacionais estabelecidas, bem como, são distintos os princípios
que orientam o processo ensino-aprendizagem, pois cada país, com sua trajectória
histórico-cultural e com o seu projecto de nação, estabelece diretrizes e bases
para o seu sistema educacional.
Conclui-se que o processo
educativo vai além da atualização e da assimilação do conhecimento, ou seja, a
busca pelo conhecimento possui múltiplas oportunidades de aprendizagem:
parcerias entre o público e o privado (família, empresa, associações, etc.);
avaliações permanentes; debate público; autonomia da escola e generalização da
inovação. Sendo que, os desafios da educação impõe o ensinar a pensar; o saber
comunicar-se; o saber pesquisar; o ter raciocínio lógico; fazer sínteses e
elaborações teóricas; saber organizar o seu próprio trabalho; ter disciplina
para o trabalho; ser independente e autónomo e o saber articular o conhecimento
com a prática.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS:
CARMO,
Hermano (2001), A educação como problema social; in, CARMO, Hermano – coord.
(2001), Problemas Sociais Contemporâneos, Universidade Aberta, Lisboa, p.244
MENEZES, Ebenezer Takuno de;
SANTOS, Thais Helena dos. Verbete educação profissional. Dicionário
Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil.
São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <http://www.educabrasil.com.br/educacao-profissional/>. Acesso em: 23 de fev. 2016.
NÓVOA,
António (2005). Evidentemente – Histórias de Educação. Porto: Edições ASA.
Saber articular o conhecimento com a prática é o nosso maior desafio.
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